Quantas vezes por semana você pensa ou dialoga sobre estes assuntos? - Universo - Amor - Aborto - Guerras - Sexo - Poluição - Drogas - Poder - Células - Morte

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Por não ser brasileiro, e sim de origem Uruguaya, eu acho divertido, saudável e completamente regular eu desejar criticar positivamente o monte de zotismos que vejo nesta nação com uma potestade como poucas. Lendo ´Rumo a estação Finlandia´ de Edmund Wilson, diga-se de passagem um livro que deveria ser imposto no ensino fundamental do Brasil, pois bem, decifrando o capítulo sobre Hengels e Marx, me dei conta de que o grande triunfo destes dois gênios alemães, que mudaram a história do mundo – mudaram a história de um país do qual eles não eram naturais - a grande cartada deles, foi compreender como se comunicar, como fazer para que as pessoas, os cidadãos da cidade e época em questão, fossem provocados, a pensar, provocados a questionar e a exclamar: - não!

Esta habilidade é o que estou muito despretensiosamente, buscando amaestrar. Teorias, conversas, pensamentos normalmente são fáceis de abocar, agora colocar-las em prática é outra coisa. Como se diz na corrida de automóveis F-1, chegar é uma coisa, ultrapassar é outra. Vamos ver chego a ter idéias e talvez, seja bem sucedido em pelo menos, uma ultrapassagem.

A educação no Brasil, a meu ver é o que deveria ser tratado como o cetro. A educação de um povo é a coluna vertebral de uma sociedade. E não me refiro aqui, a uma educação utópica, com dois Albert Einstein, três Isaac Newton, um Rene Descartes, sete Francis Bacon (o pintor), quatro Michael Phelps, um Ludwig Von Beethoven por cada sala de aula de cada cidade do Brasil. Mas sim, em um padrão. Em um direito de cada, e todos os brasileiros. Uma universalização. Assim como Michael Moore busca no documentário, no incrível documentário – SICKO – para o sistema de saúde publica dos Estados Unidos da America.

Observe que não estou escrevendo NADA de novo, nada mesmo, isto já esta na constituição, já deveríamos ter resolvido tudo isto há muitos anos, ou pelo menos começado. Pelo que sondo, acho que você também, não sou testemunha de nenhuma melhora na cultura, conhecimento, raciocínio e inteligência do brasileiro nos últimos anos. Até mesmo este software que estou usando me permite, não ter que pensar na acentuação das palavras. Isto é atrofiante, minha moleira está enferrujando pouco a pouco. E o Google cada vez mais eficiente e vigoroso. Iiih dalhi casas Bahia!!!

 

 

(...) o núcleo de tudo isso está no ódio contra si próprio, o que estou dizendo é, toda vez que você agride um indivíduo mostrando imagens que o diminuem e a sua raça depois de um tempo, o indivíduo começa a acreditar nelas. Essas imagens são os estereótipos. Mostram que a maioria dos negros é de analfabetos funcionais, promíscuos, violentos, pobres, delinqüentes. O problema é que infelizmente muitos negros compram essa imagem e os estereótipos passam a ser verdade. Aí você começa a descontar em quem se encaixa nesse estereótipo. Você tenta apagar essas imagens negativas para se livrar do ódio que subconscientemente te persegue (...)

 

Será que este exemplo, dito pelo ex-lider da gang Crisp, Stan Williams, execução autorizada por Arnold Schwarsenegger na California, ajudou você a entender um pouco melhor onde quero chegar. Neste país faz décadas que somente os brancos recebem uma educação razoável, os negros são privados dessa necessidade básica. Na Inglaterra uma pessoa que não sabe ler é chamada de ´disable´, ou seja, deficiente, assim como deficiente físico. Muito mais grave que a desigualdade financeira é a desigualdade educacional, esse sim é e será o maior ´pepino´ na mão dos próximos presidentes do Brasil.

 

O que você precisa entender é que a falta de educação atinge todo o sistema de funcionamento de uma nação. Não se trata de uma escola ou faculdade simplesmente. Estou falando da sua saúde, sua educação, seus filhos, seu salário, o transporte público, os políticos, a água que você está bebendo e este livro.

 

Quando vemos um país com um sistema de educação para todos, os bons resultados são percebido imediatamente. Veja no caso desde país escandinavo, a Suécia, capital Stockholm, população 9.2 milhões um exemplo de como a inteligência, a informação melhora seu dia-a-dia. O governo estava gastando muito dinheiro com seu sistema de saúde pública curando doentes de respiração devido à poluição do ar decorrente do transporte público. Eles resolveram importar a tecnologia brasileira do combustível de etanol, mais conhecido como álcool. Investiram bastante dinheiro para trocar a frota mas conseguiram a longo prazo economizar dinheiro do governo, que é seu dinheiro.

 

Você este tão anestesiado com sua TV ligada, com sua revista de fofoca, com seu boteco diário que nem sequer se pergunta por que não estou interessado em descobrir um pouco, não digo tudo, mas somente um pouco sobre quem foi e o que fez Richard Wagner, Luis Borges, Leon Trotski, Mies Van der Rohe, Isaac Newton. Esta sua falta de interesse, atrofia todo seu corpo, atrofia sua rua, atrofia sua cidade e por tanto atrofia o Brasil. Sim, você não só pode como tem obrigação de melhorar o Brasil.

 

Você quer coisa mais revoltante, mais incoerente que em uma dita ´democracia´, onde nós, o povo, deveríamos decidir o que fazer com nosso dinheiro, pois é, neste dito ´governado pelo povo´, ou seria ´governado para poucos´, os deputados votam seus próprios aumentos. Sendo que eles ganham mais que você provavelmente. Por quê? Nós fomos questionados sobre isso? Mas tudo bem, você ri quando você fica sabendo da verdade, você faz uma piada quando fica sabendo que seu dinheiro está sendo roubado, você dança quando um culpado não vai para a prisão. Você acha divertido furar o semáforo. Acredita que dizer ´não´ para alguém é grosseria, não exigir seu direito. Afinal de contas o brasileiro é um povo feliz. Pois é...seus valores estão equivocados para melhorar a saúde desta chamada nação do futuro na U.T.I. Quando é o futuro? Ops! Já era.

 

Existe uma grande possibilidade que todo este linguajar não chegue a quem realmente eu gostaria que estivesse lendo. À população desfavorecida, À sociedade que não questiona. Essas pessoas eu gostaria que lessem, mas elas não podem, elas não sabem ler, e se soubessem não conseguiriam parafrasear este texto. É muito austero. Os políticos em Brasilia, ou os deputados aqui em São Paulo, ou até mesmo o apoteótico Lula, deveriam ser os primeiros a dar um bom exemplo, mas como eles também não tiveram uma boa lição, a situação vira um circulo vicioso. Portanto, você deveria entender como funciona a política neste país e trabalhar junto com os políticos. Você deveria compreender os seus direitos e deveres. Você tem o dever de saber que o governo é obrigado a fornecer uma saúde pública em boas condições a senhora, ou ao senhor. Isso quer dizer que você tem que brigar, lutar, gritar por seu direito. Caso contrário você, sua filha, seu neto, seu bisneto, todos vocês pagaram pela sua preguiça, pela sua falta de informação e mamparra de conhecimento. Ou seja, suas obrigações são tão importantes ou mais que seus direitos. Você pagará caro e não receberá nada em troca.

 

As escolas no Brasil têm horários muito reduzidos. Elas não permitem que o aluno fique horas suficientes na escola para que os alunos estudem mais e os pais possam conseqüentemente trabalhar mais e não gastar com babas, transporte e tempo.

As escolas deveriam ter aulas de aproximadamente 10 horas por dia. Por exemplo, das 7 da manhã às 5 da tarde. Assim os pais podem deixar seus filhos no caminho para seu trabalho e buscar-los quando terminam de trabalhar. Se os colégios aumentassem a quantidade de matérias. Com certeza a quantidade de crianças pelas ruas, ou em casa sem ter o que fazer seria reduzida e muito.

 

Sem uma boa educação, uma educação que lhe traz informações úteis, uma educação aprendida com prazer e relevante para a humanidade você esta sendo privado, você está deixando de comer o melhor pedaço do churrasco. Você foi educado que a única parte que você era autorizado a comer era a ´alcatra´, enquanto outras pessoas estão se deliciando com um bom ´filé mignon´ com uma salada bem temperada regada a um bom vinho tinto ao som de Miles Davis. É claro que você pode ser feliz e se divertir comendo um ´super-dog´ com uma pinga 51 na carroça da esquina, mas isso deve ser uma das possibilidade que VOCÊ escolheu, sabendo que outras melhores ou piores, esse julgamento de bom ou pior, não vem ao caso, é relativo, mas em último caso, VOCÊ TEM QUE TER O LIVRE ARBITRIO. Para isso você tem que lutar por ele através da sua educação.

Tudo que entra no seu corpo seja pela audição, visão, olfato, poros, boca ou outros orifícios, todos esses elementos constroem você. Modificam seu ser para melhor ou pior.

Nenhum comentário: